AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO

Progressistas

NOTÍCIAS

Publicado em: 08/11/2023
Luiz Carlos Heinze

CRA atende pedido de Heinze e ministro da Educação será convidado a explicar questões do ENEM

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal (CRA) aprovou nesta quarta-feira (8) requerimento de autoria do senador do Progressistas Luis Carlos Heinze (RS) para que o ministro da Educação, Camilo Santana, compareça ao colegiado. A iniciativa responde às preocupações levantadas pela parlamentar sobre alegações de politização nas questões do Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM -, particularmente nos itens que envolvem o setor rural brasileiro.

Em justificativa, o senador elencou abordagens tendenciosas nas questões 70, 71 e 89 da prova do último domingo, dia 5. Segundo o parlamentar, os enunciados fizerem associações indevidas entre a produção de soja e o desmatamento da Amazônia. Também promoveram induções relacionadas aos povos indígenas, superexploração dos trabalhadores e chuvas de veneno, afetando negativamente a imagem do setor agropecuário brasileiro. “Toda situação representa a politização da educação. Estamos vivendo uma verdadeira doutrinação. É essencial que todos entendam, inclusive presidente da República, que o Brasil é muito mais do que um partido político”, enfatizou Heinze.

O colegiado transformou a convocação em convite, considerando que a liderança do governo garantiu a presença do ministro. “Não me oponho a troca do requerimento, mas não abro da presença do ministro na Comissão. A situação exige explicação, este não é um ato isolado”, afirmou Heinze.

Ainda não há uma data definida para a sessão na CRA, mas espera-se que o ministro Santana seja ouvido entre os dias 22 e 29 de novembro.

 

*Com informações da assessoria do senador Luis Carlos Heinze

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER