AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO

Progressistas

NOTÍCIAS

Publicado em: 05/12/2023
Mailza_Gomes_2018

A trajetória de Mailza Assis no Partido Progressistas

[1] Sandra Maria Amorim da Rocha

[2] Siomary Cintia dos Santos Benevides

 

RESUMO

O presente artigo traz em seu bojo a contextualização do Partido Progressista – PP, desde de sua origem (fusões partidárias) até se tornar de fato e legalmente o PP.  Apresenta ainda dados quantitativos dos candidatos eleitos na última eleição, dentro do cenário político. Além disso, faz o relato do Partido no Estado do Acre, considerando a atual conjuntura, mas, principalmente, a inserção da mulher dentro do Partido, como pessoa política e liderança. E nesse cenário cita-se Mailza Assis, a primeira mulher eleita presidente do Progressista. Um marco, que trouxe avanços concretos tanto para o partido, os filiados, quanto para as mulheres que tinham o desejo de adentrar na vida política e que após a atuação da referida presidente, surgiram oportunidades, como fortalecimento do segmento feminino.

 PALAVRAS – CHAVES: Partido Progressista. Política. Liderança

 

ABSTRACT

This article brings within its scope the contextualization of the Progressive Party – PP, from its origins (party mergers) until it actually and legally became the PP. It also presents quantitative data on the candidates elected in the last election, within the political scenario. Furthermore, it reports on the Party in the State of Acre, considering the current situation, but mainly the insertion of women within the Party, as a political person and leader. And in this scenario, Mailza Assis is mentioned, the first woman elected president of Progressista. A milestone, which brought concrete advances both for the party, its members, and for women who had the desire to enter political life and after the performance of the aforementioned president, opportunities arose, such as strengthening the female segment.

KEYWORDS: Progressive Party. Policy. Leadership

 

INTRODUÇÃO

 A política, como descrito no dicionário, é a arte ou ciência de governar. Essa prática é antiga, e ao longo dos anos vem se modificando, seja em relação à execução de presidir, como em relação às escolhas de quem vai está a frente para tal função.

Nesse viés, tem-se os partidos políticos, necessários para se eleger os candidatos, que estão na disputa por uma vaga no panorama político.

No Brasil, existem 29 partidos políticos legalizados, junto ao Tribunal Superior Eleitoral, no entanto, o presente artigo discute apenas o Partido Progressista- PP, por ser o Partido o qual Mailza Assis é filiada, e que vem fazendo história em sua trajetória. 

  1. INSERÇÃO E CONTRIBUIÇÕES NO PARTIDO

 

Para tratarmos das contribuições do Partido Progressista – PP para o Estado do Acre, faz-se necessário contextualizar a história do PP no país.

 

Figura 1: Linha histórica do Progressista no Acre

Fonte: https://progressistas.org.br/ 29/11/2023.

No ano de 1993, o Partido Democrata Social funde-se com o Partido Democrata Cristão, surgindo assim, o Partido Progressista Reformador. Em 1995, ocorre uma nova fusão do Partido Progressista Reformador com o Partido Progressista Brasileiro e em 2023, passa a ser denominado de Partido Progressista.

O PP é considerado um dos Partidos mais tradicionais da política brasileira, mantendo-se fiel aos princípios estabelecidos pelo Estatuto, cumprindo e respeitando as metas de crescimento e fidelidade partidária, bem como  valorização de gênero, identidade e livre expressão de pensamentos.

Atualmente, o Partido está com 1.280.096 filiados, considerado o quinto maior do país.

 

Gráfico 1: Rol de Políticos eleitos pelo PP em 2022 – Cenário Nacional

Fonte: https://progressistas.org.br/ 29/11/2023.

 

Conforme demonstrado no gráfico acima, no seu rol de políticos, no último processo eleitoral foram eleitos 43 deputados federais, 2 governadores, 6 senadores e 466 prefeitos.

Destarte, é relevante falar que esse crescimento expressivo de eleitos, torna o PP o 2º maior partido em prefeitos e vereadores do país. Esse trabalho desenvolvido e de fortalecimento do PP, também é fruto da gestão do presidente do PP Nacional, Ciro Nogueira.

Ciro foi eleito Presidente Nacional do Progressista, em 11 de abril de 2013, e reconduzido ao cargo no dia 06 de abril de 2017. Sua gestão é pautada no trabalho, eficiência e diálogo, procurando orientar os interesses regionais, ouvindo as bases e orientando as melhores estratégias a serem adotadas. Entre os integrantes do partido, Ciro é considerado um líder democrático e sensato em suas decisões e articulações políticas. Ele tem sido determinante como parceiro e apoiador   na atuação de Mailza no Senado e como Vice Governadora.

 

Gráfico 2: Rol de Políticos eleitos pelo PP em 2020 e 2022 no Acre

Fonte: https://progressistas.org.br/ 29/11/2023.

 

Já fazendo um recorte para o Estado do Acre, tem -se uma média de 8.000 filiados, com 11 prefeitos, 38 vereadores, 3 deputados federais, 3 deputados estaduais, governador e vice-governador eleitos, representados acima. Destaca-se que na eleição de 2020 os prefeitos eleitos pelo partido foram dos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Porto Acre, Senador Guiomard e Feijó.

Pontua-se ainda que desde 1985 o partido não elegeu  prefeito da capital acreana, a história mudou em 2020 e a significância desse momento refletiu-se no interior e exterior do progressista, pois passou a conduzir a maior cidade e índice populacional do Estado.

Todos os municípios do Acre possuem um Diretório do PP, porém, somente em  Rio Branco possui uma sede própria.

Preocupado em atender todos os públicos, o PP possui em seu Estatuto 5 Movimentos:

  1. Movimentos Mulheres Progressistas
  2. Movimento Afro
  3. Movimento Comunitário
  4. Movimento Indígena
  5. Movimento Juventude

É importante destacar que, por ser um espaço democrático, o Partido Progressista vem tendo uma ampla participação feminina, e, com isso, dentro do Movimento Mulheres Progressistas, inseriu 5 bandeiras de lutas:

1- Fortalecimento e participação das mulheres nos espaços de poder e decisão;

2- Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres;

3- Igualdade no mundo do trabalho e autonomia econômica;

4- Igualdade para as mulheres jovens, idosas e mulheres com deficiência;

5- Fortalecimento da Primeira Infância[3].

Em meio a tantas demonstrações de força, determinação e compromisso para com as mulheres, é importante citar que o Partido Progressista tem campanhas específicas, as quais, têm por objetivo empoderar esse público e divulgar seus trabalhos.

Desta forma, ao longo dos anos, o PP fez as seguintes campanhas:

1- Mulheres Juntas Podemos Mais

2- Mulheres Fortalecendo O Futuro

3-  Mulheres O Futuro está Chegando

4-  O Futuro Chegou.

  1. PAPEL COMO LÍDER DO PP NO ACRE

A participação das mulheres no âmbito político inicia nas participações dos grupos comunitários, movimentos sociais e cargos públicos. Esse percurso vivenciado por Mailza a levou à Presidência do Progressista no Acre.

Há que se ressaltar, que no desenrolar desse processo, se apresentaram dificuldades, preconceitos e descrédito que diversas mulheres enfrentam ao ser protagonistas nesse meio.

A participação das mulheres no Partido Progressista se deu desde a criação do partido em 1985, todavia, essa atuação nem sempre alcançou os cargos de direção. No Acre, esse lapso temporal é de 35 anos.

Apesar do crescimento do Partido e da Lei de Cotas de mulheres na representatividade das candidaturas ao Legislativo,  o PP somente teve uma mulher na presidência em 2019, sendo esta Mailza Assis, que ficou a frente até o ano de 2022.

Esse ato tem relevância no interior do partido, tanto quanto na sociedade acreana, pois, coloca a figura feminina e seu protagonismo em destaque. Na gestão partidária, Mailza desempenhou suas funções com dois enfoques: administrativo e político.

Pelos dados obtidos no Progressista, na área administrativa ela se destaca por ter reformado a estrutura física da sede.

Dentro do PP, Mailza já assumiu vários papéis de liderança, Presidente do Partido, Senadora e Vice-Governadora.

Enquanto Senadora, foi a única mulher que esteve à frente de suas atribuições estando grávida e precisou adequar o trabalho no período de gravidez e puerpério, mantendo-se em Brasília e dando continuidade ao mandato.

Liderou com maestria o maior bloco do Senado nos anos de 2019 a 2020, Bloco Parlamentar Unidos Pelo Brasil e liderou a Bancada do Partido Progressista  nos anos de 2021 e 2022.

A despeito do fortalecimento das políticas para mulheres, através da articulação de Mailza que sensibilizou-se aos dados de feminicídio e violência contra a Mulher no Estado,  conseguiu 3 Casas da Mulher Brasileira[4] para as regionais de Alto Acre, Baixo Acre e Juruá.

Na organicidade política do partido, desenvolveu uma reestruturação e reorganização das executivas municipais. Isso possibilitou a ampliação da visibilidade dos partidos no interior do Acre.

Outro aspecto que merece atenção da trajetória de Mailza na presidência do PP foram as viagens ao interior para fortalecer a sigla. Nessas viagens promoveu atos de filiações em 22 municípios fortalecendo as bases do partido nos municípios e o resultado desse trabalho trouxe o acréscimo de 3.000 novos filiados.

No tocante ao aspecto político, a mulher aqui em destaque, realizou um feito inédito nas eleições de 2020, aumentando significativamente as cadeiras no Executivo e Legislativo do Estado.

 

Gráfico 3: Eleitos pelo PP nas eleições de 2022

Fonte: https://www.tre-ac.jus.br, 29/11/2023.

 

Na eleição de 2020, conforme representação gráfica, o Progressistas elegeu 5 prefeitos, 3 vice-prefeitos e 38 vereadores e  inseriu Mailza no rol dos presidentes do Progressista com maior êxito do partido no Acre, deixando um legado histórico no partido.

 

Gráfico 4: Quantidade de Mulheres Eleitas em 2020

 Fonte: Progressistas Acre, 29/11/2023.

 

Após essa eleição várias mulheres assumem cargos políticos e a presença feminina do Progressista cresce de 1 vereadora para 1 prefeita, 1 vice prefeita e 11 vereadoras.

Outro ponto que merece destaque após a presidência da Mailza, é que  várias mulheres empoderam-se em  atuar na presidência do Progressista nos municípios acreanos: Assis Brasil, Bujari, Mâncio Lima, Plácido de Castro, Rio Branco e Tarauacá, conforme demonstrado no mapa abaixo.

As particularidades observadas na líder durante esse processo, perpassa pela habilidade de dialogar, mediar conflitos, agregar pessoas e trabalhar incessantemente em prol de um objetivo.

A atuação política de uma liderança feminina e a forma como é valorizada por seus contemporâneos repercute sobre outras mulheres no nível político e em funções sociais. Mulheres que ocupam cargos de liderança precisam desenvolver estratégias que lhes possibilitem superar ou burlar as restrições, manipulando estereótipos tradicionais para desarmar os oponentes. Apesar de todas as restrições sociais, o êxito das mulheres como liderança política não é um fenômeno novo e há mulheres que exercem esta função com grande influência.

(VERAS,2013).

Tais perspectivas, sugeridas pela autora sobre o impacto de uma liderança feminina política em diversas mulheres, endossa a participação desse público no cenário político e possibilita a ascensão de outras protagonistas.

No cenário do Progressista Nacional, Mailza assumiu a liderança da bancada do Partido no Senado e a vice-presidência da Fundação Milton Campos. No primeiro, esteve à frente de várias pautas importantes e conseguiu manter e estabelecer uma base forte na casa legislativa. Na segunda, contribui para divulgação e fortalecimento das lideranças progressistas em todo Brasil, pois, tem o apreço de políticos nos diversos estados brasileiros.

A participação de Mailza, enquanto liderança feminina, também impulsionou que mulheres aceitassem o desafio de assumir cargos no primeiro escalão do executivo, como exemplo, podem ser citados: Secretaria de Estado de Saúde do Acre – SESACRE; Secretaria de Estado de Comunicação – SECOM, Secretaria de Estado de Assistência e Direitos Humanos, Secretaria de Estado da Mulher, Secretaria de Estado de Planejamento[5]Secretaria Municipal de Planejamento, Secretaria Municipal de Educação.

Cabe ressaltar que todas as mulheres empossadas participaram de diversos cursos e treinamentos ofertados pela Fundação Milton Campos.[6]

 

CONCLUSÃO

 Diante da contextualização, e de todas as circunstâncias apresentadas, compreende-se que um partido político pode, entre suas atribuições, ampliar a participação de pessoas por movimentos,o que nos reflete uma maior visibilidade e acompanhamento das ações.

Nessa amplitude, tem-se a participação feminina, que após anos da legalidade do Partido Progressista no país, teve em sua composição uma representante. Isso reforça que o gênero feminino, ainda é pouco instigado ou aceitável (dependendo do ponto de vista) para atuar em tais posições.

No entanto, como forma de discrepância a esses julgamentos, no Estado do Acre, Mailza Assis foi a primeira mulher a assumir a presidência do Partido e com seu olhar observador, ordenado e incessante, tornou-se referência para outras mulheres para dar início a uma vida política.

Mailza veio para fortalecer os movimentos dentro do Partido e dentre eles o de Mulheres.

Sua gestão sempre foi pautada em uma gestão democrática, participativa e receptiva, isso fez toda diferença.

 

REFERÊNCIAS

 https://progressistas.org.br/partido/. Acesso em 28/11/2023.

 

VERAS, GABRIELLA GALDINO.  A REPRESENTAÇÃO FEMININA NA POLÍTICA BRASILEIRA: análise sobre a efetividade da cota de gênero prevista na Lei 9.504/97, Brasília — DF 2013.

 

NÃO REFERÊNCIAS

SOUZA. Maria Nazaré. Psicóloga. Rio Branco, Acre. 2023. Secretária Executiva do Progressista no Acre. Relato Oral.

BARROS. Francinete. Gestora de RH, Pós Graduada em saúde e Segurança do Trabalho e Especialização de Gestão Ágil 2.0.Rio Branco, Acre. 2023. Ex Presidente do PP Mulheres no Acre. Relato Oral.

 

[1] Assistente Social, formada pelo Instituto de Ensino Superior do Acre- IESACRE, Servidora Pública Estadual e Federal, Doutorando em Educação, Mestrado em Ciência da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, com Especialização em Gestão de Políticas Públicas- Universidade de Brasília-UNB, Moderadora de grupos.

[2] Assistente Social, Servidora Pública Estadual, formada pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Serviço Social, pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Administração Hospitalar e Saúde Pública, Tutor em Educação a Distância, Intervenções Precoces no Autismo e Teologia.

[3] Como meta da bandeira da Primeira Infância, foi aprovado através da Lei 3946/21, a regulamentação da profissão de Doulas.

[4] A Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres.  Integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.

[5] A Secretaria foi desmembrada e agora tem o nome de Secretaria de Estado de  Administração e Secretaria de Estado de Planejamento.

[6] A Fundação Milton Campos é uma entidade privada, sem fins lucrativos, com sede e foro em Brasília, vinculado ao Partido Progressista.

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER