AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO

Progressistas

NOTÍCIAS

Publicado em: 25/03/2025
FORUM SSP

Busca por ações concretas marca abertura dos debates no Fórum de Segurança Pública Pelo Brasil

A abertura do Fórum de Segurança Pública Pelo Brasil foi marcada pela defesa de ações concretas para solucionar o problema da violência no país. O evento reuniu autoridades e especialistas nesta terça-feira para debater medidas para proteger a população.

Para o senador Ciro Nogueira, presidente do Progressistas, e idealizador do fórum, a violência é o maior problema do Brasil na percepção da população, o que exige ação poder público. “O que a população quer, e espera de nós, não é encontrar culpados, mas sim encontrar soluções para os problemas”, argumentou.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, apontou a necessidade de rever o atual modelo das audiências de custódia que, segundo ele, acabam por liberar rapidamente, criminosos que deveriam ficar na prisão. “Hoje o meliante volta pra casa antes do policial que o prendeu. Isso tem causado um desestímulo às forças de segurança”, apontou.

Revisão da legislação também foi a pauta da fala do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Ele apresentou os principais pilares que guiaram a formulação da PEC da Segurança Pública, que deve ser enviada em breve ao Congresso Nacional. O ministro defendeu mais integração das forças policiais para que o combate ao crime acompanhe as evoluções dos criminosos “A natureza do crime mudou. O crime que era local passou a ser nacional e transnacional”, destacou.

O presidente em exercício da Câmara, deputado Altineu Côrtes, exaltou a pluralidade de correntes políticas dos presentes no fórum e a importância da união prol da proteção dos brasileiros. “Segurança pública não tem partido, não pode ter governo. É um tema urgentíssimo de responsabilidade de todos”, defendeu.

Quem também participou da abertura foi o presidente em exercício do Senado Federal, Eduardo Gomes, que apontou a necessidade de revisões estruturais nas forças de segurança “É preciso investir nas vocações, ter recursos para que essas carreiras sejam fortalecidas” ressaltou.

O presidente da Fundação Francisco Dornelles, deputado Covatti Filho, lembrou que a solução para o problema da segurança do Brasil não se dará com uma ação única, mas sim com um conjunto de estratégias e destacou o papel do fórum para a desenho das ações coletivas que levarão o país em direção ao futuro almejado pela população.

O Fórum de Segurança Pelo Brasil continua nesta quarta-feira, com a presença de novos especialistas e autoridades, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o mais bem avaliado do Brasil no quesito segurança pública.

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER