Um Congresso renovado. Os 513 deputados e 27 senadores eleitos no último pleito tomaram posse em seus cargos nesta quarta-feira (1). A data marcou o início do mandato de 49 deputados do Progressistas na Câmara, o que deixa o partido com a quarta maior bancada da Casa, e de foram 3 novos senadores eleitos pela legenda.
Os deputados foram os primeiros a tomarem posse no novo cargo, ainda na manhã desta quarta-feira. Na cerimônia, os parlamentares prestaram juramento e foram chamados nominalmente reforçando o compromisso de defender e cumprir o que diz a Constituição, bem como observar as leis e promover o bem do povo brasileiro.
“Renovamos o nosso compromisso com nossos estados, com a Câmara Federal e, acima de tudo, com a nossa nação”, ressaltou o líder do Progressistas na Câmara, deputado André Fufuca (MA).
Cerca de 40% dos deputados do partido vão exercer seu primeiro mandato na Câmara Federal. É o caso da deputada Socorro Neri, do estado do Acre. “Depois de algumas boas experiências no Executivo, chego à Câmara dos Deputados para representar o meu povo, a minha gente”, celebrou. Os mais experientes, no entanto, também participaram, como foi o caso do deputado Cláudio Cajado (BA) eleito para o seu oitavo mandato “Venho com o mesmo vigor do meu primeiro mandato, em 1994, na certeza de que ainda temos muito a contribuir com o nosso Brasil, especialmente com o povo da Bahia”, afirmou.
Pela tarde, foram os senadores Tereza Cristina (MS), Hiran Gonçalves (RR) e Laércio Oliveira (SE), que prestaram seus juramentos. Eles se somaram aos 3 senadores do Progressistas que estão no meio de seus mandatos: Ciro Nogueira (PI), Esperidião Amin (SC) e Luis Carlos Heinze (RS).
“O Brasil precisa de um Senado forte, diferente e democrático. E eu farei parte desse Senado para transformar tudo isso em realidade”afirmou o senador Laércio Oliveira.
ASSINE NOSSA