O resultado do segundo turno das eleições municipais consolidou a força do Progressistas nas cidades brasileiras. O partido elegeu prefeitos em todos os 26 estados da Federação, marca que só foi alcançada por duas legendas no país.
Com as vitórias de Adriane Lopes em Campo Grande (MS), Cícero Lucena em João Pessoa (PB), Rildo Amaral em Imperatriz (MA) e Hingo Hammes em Petrópolis (RJ), o partido chegou a 747 prefeitos eleitos e comandará uma população de mais de 20 milhões nos diferentes municípios do país.
“O resultado superou nossas expectativas. Agora a missão é honrar cada voto com mais trabalho e mais resultados” comemorou o presidente do partido, senador Ciro Nogueira.
Em três unidades da federação, o Progressistas foi o partido que mais elegeu prefeitos: Rio Grande do Sul, Roraima e Acre. Em Mato Grosso do Sul, Pará, Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Paraná, a legenda foi a segunda colocada em número de prefeitos eleitos.
Em todo o Brasil o partido foi o terceiro colocado em número de prefeitos e o segundo em número de vereadores.
Força feminina
O resultado das eleições municipais também reforçou a força das mulheres progressistas, simbolizada na vitória de Adriane Lopes em Campo Grande. Ela foi a primeira mulher eleita para comandar a cidade. Além disso, Adriane foi uma das duas únicas mulheres eleitas para a prefeitura de uma capital brasileira nas eleições deste ano.
“Nessa próxima oportunidade, nesse novo mandato, nós vamos focar na saúde, em obras estruturantes, muitas oportunidades para todos”, destacou a prefeita em seu discurso de vitória.
Ao todo, o Progressistas somou 1519 mulheres eleitas no pleito de 2024 com 90 prefeitas, 137 vice-prefeitas e 1292 vereadoras.
ASSINE NOSSA